Minha lista de blogs

segunda-feira, agosto 13, 2012

Noticias do Avai_HOMENAGEM AO MUNICÍPIO DE SOMBRIO



O Avaí homenageia o município de Sombrio no jogo desta terça-feira, dia 14, contra o Guarani, em Campinas. O goleiro Diego entrará em campo com uma imagem na camiseta que representa a Igreja Matriz iluminada e em dia do Arraial Fest, maior festa da cidade.

Sombrio, que fica no Sul do Estado, está há 240 km de Florianópolis e tem 24.626 habitantes conforme dados do IBGE. O município faz 59 anos no dia 30 de dezembro.

Uma das grandes atrações de Sombrio é o Arraial Fest, que chegou à edição de número 13 em 2012. A festividade busca o resgate e a valorização dos aspectos culturais açorianos da cidade.

O Arraial Fest tem também o lado carnavalesco. As agremiações Associação Carnavalesca Carijós e Comunidade Recreativa 10ª do Jacaré fazem um desfile luxuoso e contagiante em todas as edições da festividade.

A história de Sombrio

A emancipação do município ocorreu no dia 30 de dezembro de 1953, quando a Assembléia Legislativa do estado, através da Lei n.º 153, desmembra Passo do Sertão e Sombrio de Araranguá.

Assim a vila de Sombrio passou a categoria de cidade. Em 19 de fevereiro de 1965, Sombrio foi elevada a sede de comarca pela Lei Estadual n.º 3787. A comarca foi instalada em 1º de março de 1966.

Localizada no Extremo Sul Catarinense, faz parte do ecossistema hidrográfico do rio Mampituba , do qual fazem parte rios e lagoas, destacando-se a lagoa do Sombrio, uma das maiores lagoas de Santa Catarina. As principais culturas são de fumo, arroz, mandioca, banana, feijão e milho, com algumas cabeças de gado para corte e ordenha.

A maior festa do município é o ArraialFest, com o objetivo do resgate cultural açoriano, festa com muita animação, comida típica e desfile de carros alegóricos. Sua colonização foi feita principalmente por açorianos, portugueses, italianos e alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.