Minha lista de blogs

quinta-feira, junho 07, 2012

Noticia do Avai_ HOMENAGEM A NOVA VENEZA




O Avaí homenageia na sexta-feira, dia 8, no jogo diante do Ipatinga, em Minas Gerais, o município de Nova Veneza. A imagem do ponto turístico com a gôndola cedida pela cidade de Veneza, na Itália, estará estampada na camisa do goleiro Diego.

Nova Veneza completa 54 anos de emancipação política no próximo dia 21 de junho. O município está situado no Sul do Estado e fica a 215 km da Capital Catarinense. A população, de acordo com dadas do IBGE de 2010, é de 13.447 habitantes.

Neste mês de junho acontece em Nova Veneza a Festa da Gastronomia Italiana que movimenta a cidade e região e faz jus à lei aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2013, denominando o município como “Capital Catarinense da Gastronomia Italiana”.

Outro destaque de Nova Veneza é o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio que reúne milhares de devotos no mês de maio para celebrar a padroeira do município. Ainda no ramo religioso destaca-se a Igreja de São João Batista, responsável pela confecção da maior fogueira do Estado na época de festa junina.

História de Nova Veneza

Fundada por Miguel Napoli, um empresário italiano radicado nos Estados Unidos, Nova Veneza cresceu com a chegada de 400 famílias italianas em 1891. No ano seguinte vieram mais 500 famílias italianas, oriundas de Bergamo de Veneza e de Belluno.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram às terras de Nova Veneza em junho de 1891, trazidos pela empresa norte-americana Angelo Fiorita & Cia. Miguel Napoli, italiano original da Sicília, veio antes, em janeiro, e comandou a abertura de estradas, a demarcação das terras e a construção de uma serraria para receber os colonizadores, num total de 400 famílias.

Entre os primeiros colonizadores destacaram-se Bortolomeu Dal Moro, Bortolo Bortoluzzi, Alfredo Pessi e outros. Bortolomeu Dal Moro foi o primeiro habitante europeu a fixar-se em Nova Veneza, em 1888.

Em outubro chegaram mais 500 famílias de italianos, oriundas das regiões de Veneza e de Bergamo, e fundaram a colônia. Os colonos construíram casas com pedras encontradas na região e as edificações eram tão sólidas que muitas estão de pé até hoje. Em 1991, durante as comemorações do centenário da colonização, os historiadores Zulmar e Newton Bortolotto, descendentes dos imigrantes, lançaram um livro com a história da cidade.

Com mais de 95% da população descendendo de italianos, Nova Veneza, a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil República (1891), é um pedaço da Itália em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.