Minha lista de blogs

terça-feira, junho 26, 2012

Utilidade Publica_Lançamento Livro: Autor_ André Luiz Rosa



O FOOTBALL NA ILHA E A FUNDAÇÃO DO AVAHY FOOT-BALL CLUB:


Prezados Avaiano(a)s, boa noite;

Comunico a todo(a)s que no próximo dia 06/07 colocarei no ar o site voltado ao nosso AVAÍ FUTEBOL CLUBE. O site tratará da história do Avaí (personalidades e jogos), disponibilizará enquetes, curiosidades, Teste de Conhecimento e espaços para artigos e opinões.

Nesse mesmo dia, promoverei o lançamento do livro de minha autoria: O FOOTBALL NA ILHA E A FUNDAÇÃO DO AVAHY FOOT-BALL CLUB: uma análise sobre o início do futebol em Florianópolis e a trajetória do Avaí na década de 1920.

A obra é resultante de pesquisas feitas nos acervos do Catarinense, da Biblioteca Pública e do Instituto Histórico e Geográfico. A pesquisa engloba ainda documentos raros como: Dados do Censo - desde o início do século XX, o Primeiro Estatuto do AVAÍ (documento esse que o autor possui uma cópia) e a Revista Catarinão. Há também, fontes bibliográficas, fotos e depoimentos de ilustres avaianos. Esse documento (depoimento) enriqueceu a obra, pois muitas situações relatadas não estão em documentos formais ou nas páginas dos jornais, mas sim na memória de quem conviveu com o cotidiano do clube. Depoimentos do Coronel Osni Meira - com que tive o prazer de conversar há alguns anos -, de Dario Galluf, de Hélio Ricardo Lange, Carlos Santana Mambrini e Fernando Bastos.

O livro recorda Florianópolis no início do século XX, apontando suas peculiaridades, população e movimentação social; esta, por sua vez, contribuiu para o advento do futebol na Capital. O leitor terá a oportunidade de conhecer como o futebol chegou na cidade e em que locais passou a ser praticado; o primeiro clássico da cidade, já na década de 1910; a relação das equipes existentes nas décadas de 1910 e 1920; as tentativas de coibir o jogo de futebol em Florianópolis; a popularização do mesmo; os condicionantes da fundação do Avaí; a relação dos atletas que saíram do Figueirense e foram para o Avaí; o contato desses atletas com os filhos do comerciante Amadeu Horn nos corredores do Colégio Catarinense; trechos do Primeiro Estatuto do Clube; a história do clássico: como tudo começou; as viagens do clube pelo interior; o campo da Rua Frei Caneca; as conquistas; a agitação popular que o AVAÍ provocou na cidade; os jogos altruístas, mais sobre o zagueiro Nelson Araújo (o Botafogo), etc.....

Por ser tratar de produção independente, o livro será vendido através do site.

André Luiz Rosa

Os livros sao os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessiveis e sabios conselheiros; e os mais pacientes professores” (Charles Elliot)
Esta dado a dica, cabe o leitor deixar o comodismo de lado fazer a compra tao logo seja lançado.

Desde ja torço pela sucesso do site e a venda do livro tao importante para pesquisa e conhecimento do Futebol Brasileiro, em especial as coisas do Avai FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ta expiando? Gostou? Tem conta no google? Vai, comenta!
Tenha autocritica, argumente, sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.