Minha lista de blogs

quarta-feira, janeiro 27, 2016

Trilha Caminho da Costa_2016

Tão tão

Depois da Trilha do Saquinho encaramos a Trilha Caminho da Costa

No final da Estrada Geral do Canto dos Araçás, quando acaba a pavimentação e só seguir a pé, preparar para conhecer uma região que, desde a metade do século XVIII, desenvolve atividade agrícola.
Já foram 26 engenhos – hoje são poucos, que acabam virando atração turística. Farinha de mandioca, café, açúcar e aguardente abasteceram por mais de um século a Vila de Nossa Senhora do Desterro (mais tarde Florianópolis) e os navios que ancoravam em seu porto. A Costa da Lagoa era “celeiro da Ilha”.
A trilha agradou em cheio o nosso grupo AAU-Amigos Avaianos Unidos. Mas uma vez devido a inúmeros compromissos assumidos pela maioria dos membros estávamos com a equipe reduzida, porem a animação continua grande. Teve até o desafio do balde, feita pelo amigo Rodger e que prontamente aceitei. Parada para um cerveja no Bar do Bilé e um bom papo com Décio avaiano e Edi, um cara que faz de tudo na Costa. Do transporte de barco ao material de construção, os quais podem ser feitos através do fone:9814-9563 ou 9123-3473. Esse com cavalinho abaixo, tendesse, seu bocó?
Ate chegarmos o chamado Centrinho passamos por ruínas, cachoeiras, cachoeirinhas, muita mata atlântica. O bom é que graças aos mais experientes que se encontra pelo caminho como essas duas pessoas fantásticas, conhecemos o Sobrado Dona Loquinha, construído por escravos  por volta de 1780. Tu não mi dix?!
Percorre-se por uma região que, desde a metade do século XVIII, desenvolve atividade agrícola. Já foram 26 engenhos – hoje são poucos, que acabam virando atração turística. Farinha de mandioca, café, açúcar e aguardente abasteceram por mais de um século a Vila de Nossa Senhora do Desterro (mais tarde Florianópolis) e os navios que ancoravam em seu porto. A Costa da Lagoa era “celeiro da Ilha”.
O caminho deixou de ser conservado em 1945. Até então, era possível percorrer toda sua extensão de charrete ou carro-de-boi. Mas tem trechos planos, sombras, enseadas de águas calmas, muitos restaurantes e vilas encaradoras. Na ordem: Vila Verde, Praia Seca, Praia da Areia, Baixada, Centrinho, Praia do Sul e Saquinho. Paramos para e comer algumas entradas e um almoço no Restaurante Paraíso da Néia. Realmente o local é um paraíso e uma grupo de crianças aproveitam a verdadeira melhor idade para chupar picolés na água e na sombra da arvore. Tá ruim?! Isso sim é bom demais.
Aos interessados na caminhada: Nível de dificuldade: médio. Atrativos: lagoa, vista panorâmica, cachoeira, rio, praia, fonte d’água, mata atlântica... restaurantes. Mas claro tem uns que preferem o passeio de barco. Nos fomos a pé e voltamos de barco. Olha a tranquilidade do lugar. Botijão de gás fora das casas e redes para os consumidores interessados em relaxar apos o almoço.
1

Quer conhecer melhor o lugar?
Antão mô sagrado clica AQUI ou vai pro mato para ver se urubu de pinica.
Larga de ser malandro seu amarelo. Pega a familia, reuni os amigos e faz essa cambada se mexer e conhecer as beleza da Ilha-Capital. Faça igual a mim. Toca pro Caminho da Costa ou mofas com a bomba na balaia.
Se quex quex se não que dix ixtepo.
Max deixa de ser tanso e aproveita enquanto tax com saúde e curti essas coisas antes de bater as botas. Um beijo no coração de todos e até a próxima semana.

10 comentários:

  1. Já fiz esta trilha várias vezes e é muito boa. Somente uma correção: o nome do bar é Bar do Biléu.

    ResponderExcluir
  2. Marcio Luis Souza, boa tarde! obrigado pela informação. Mas segundo a "nona" foto dessa postagem aparece a placa como "Bile". Mas ja que que você conhece, fico com sua informação e faço a devida correção. Sera que faltou tinta ou o pintor era mandrião? kkk
    E o nome do cara avaiano que toca do bar esta certo? Fiz a divulgação e gostaria que todos conhecesse mais esse pedacinho de paraíso dessa maravilhosa ilha. Abs

    ResponderExcluir
  3. Marcio Luis Souza, se tu dix? Eu acredito. Ó-lhó-lhó Então não faltou tinta, nem o pintor foi mandrião. Assim tu arrombas a minha tarrafinha oh ixtepô? kkk
    um grande abraço e fique a vontade para comentar ou colaborar com o blog. Urra Leão!

    ResponderExcluir
  4. Serjão, show a nossa caminhada, foi dura, mas dura por ter terminado cedo. Tava bom demais. Abc. AntonioC.

    ResponderExcluir
  5. AntonioC, boa tarde! Até que achei uma caminhada de nível médio. Sem muito esforço físico e com muita sombra pelo caminho foi quase mamão com a açúcar. Depois de bem alimentado no Paraíso da Néia a volta moleza. Terça-feira tem mais, Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS POR MAIS UMA AULA SOBRE NOSSA CIDADE.
    BJ MÔS KIRIDUS.
    Sergio Bayestorff

    ResponderExcluir
  7. Sergio Bayestorff, bom dia meu amigo. Faz tempo que não boto os bagos (os oios) em ti. Estamos com saudades do grande parceiro de bom papo na CONFAGE (Confraria Avaiana Gastronômica e Etílica) e na Toca. Ô saudade!
    Aproveitamos que a turma esta de férias, juntamos a cacalhada que esta por aqui e enquanto o nosso Avai não volta a jogar na Ressacada, garramos o mato. É trilha aqui e acola. Tem uns, nem te conto, o bagão do olho chega a revirar. Não. Da caminhada não, das cervejas ingeridas até chegar o lugar de destino. Aja mé e sóli.
    Tem um novato que na volta de barco dormiu em pé feito um cavalo. Mo quirido, acontece cada coisa. Terça-feira que vem tem mais, querem encarrar uma trilha dessas ou teu negocio é so cororoca?
    Venha para aula pratica com a gente? Se quesh se não quesh dix. Um grande abraço mô pombo!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!É O DICO"E não Dércio" do Bar do Bilé,Costa da Lagoa!Ótima matéria,se possivel da proxima vez tragam uma camisa para meu filho Daniel...Fanático avaiano de 8 anos(tam-12);pago no referido Bar!Urra Lão!!!abcs

    ResponderExcluir
  9. Valdinei da Costa Andrada, boa noite. Da "Costa" tax brincando? Isso é coincidencia demais. Escrevi "Dércio" ao invés de "Dico" de proposito. Essa é uma forma de fazer as pessoas se manifestarem. Viu, funcionou. Vou corrigir e tão logo que se tenha a camisa em mão e algum de nos passar por ai levara a camisa "M" para o garoto de bom gosto Daniel. Obrigado pelo atendido do amigo a nos dispensado. És um mostro. Valeu, mô quirido. Um grande abraço e urra Leão!

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Tem conta no google? Vai, comenta!
Tenha autocritica, argumente, sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.