Minha lista de blogs

domingo, dezembro 20, 2015

XI Caminhada, Natalina, Gastronômica, Cultural e Etilica

Dia inesquecível com pessoas especiais

Hoje, quero parar e agradecer, a cada um e a todos que fizeram, fazem e farão sempre parte de minha história!
Seres sociais, como nós, resultamos da somatória daquilo que doamos e recebemos dos outros. Sozinhos somos miragem humana.
Compreendi que viver é ser livre… Que ter amigos é necessário… Que lutar é manter-se vivo… Que pra ser feliz basta querer…Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos.
Nossa "via sacra" tem seu ponto de partida no Mercado Publico, no tradicional e Internacional Box 32 com direito ate discurso do  Prof Hermes Este ano tivemos a oportunidade de presentear seu proprietário, Beto, com uma camisa de nossa caminhada. A gentileza foi retribuída com dois copos de Chopp tamanho familia. Ficou tão feliz com o presente, que se comprometeu em vestir a camisa, no compromisso que tinha marcado mais tarde com o presidente do Avai.
Bom, até chegar ao ponto de encontro combinado (Box32) com a turma de manezinhos, simpatizantes, torcedores do Avai e apaixonados por nossa cultura, costumes e tradições, tem todo um ritual. Começamos no Senadinho para um cafezinho ou "forrando os peitos". Alguns membros do grupo passam na Igreja de São Francisco para rezar e agradecer o ano que esta findando e pedir proteção a todos para o próximo ano que chega. Uma pausa no Zandomenico para comprar e preparar os instrumentos musicais.
Oh! Que delicia de Ilha
Como citado no livro de Raul Caldas Filho ou no livro do Mané Mor Aldíro SimõesRetratos à Luz de Pomboca, eis que, deixando a correria do dia a dia que não nos permite apreciar o nosso Centro Histórico, nossa Gastronomia ...e nosso povo. Porem nesse dia saímos a se deliciar com tudo que a cidade nos oferece. Que satisfação encontrar com o mané Bibi, que dispensa apresentação, o folclórico Chifrudo, o homem do megafone e outros que encontramos pelo caminho. 
Ao passar pelo vão Central do Mercado damos de cara com as manés Gi da Banda Entre Elas e nossa grande sambista Camilla
 
Como o Mercado Publico é o local que mais se encontra mané por metro quadrado, tive o prazer de rever o padrinho de meu filho, o arquiteto, professor da Área Ambiental no Instituto Federal de Santa Catarina, Fernando Teixeira que junto com seu filho estão vendendo camisas com fotos de pontos históricos da Cidade? 
Por vezes, me pergunto? Quem é realmente nativo, filho da terra? Eu sou. Entretanto muitos do meu grupo de amigos vieram de outros Estados da Federação, se apaixonaram pela cidade e por aqui ficaram, fizeram a cidade crescer e se identificaram como nossas coisas. 
Os dois abaixo, o primeiro Italiano e segundo Americano só falta receber o Mané Card. Ambos torcem pelo Avai FC e ja confirmaram presença no próximo evento.
Tem também essas duas amigas, uma Maranhense e outra Paraense que chegaram a cidade e querem ficar por aqui tanto quando o musico paulista Marcelo Rodrigues (camisa vermelha) que os amigos trocaram telefone. 
Como disse o grande goleiro Valdir Appel: "Onde ele pisa Nascem Historias" ( titulo do seu livro o qual comprei e adorei) ou O mundo é Um Bola, livro escrito por Rui Guimarães, que tive o prazer de estar no dia do lançamento. Esse cara sabe tudo da historia do Avai FC. Encontramos nada mais nada menos que Spyros Apostolo Diamantras, um dos autores do livro. O Time da Raça. Como que pode, né?! Parece que ate havíamos combinado esse encontro. 
O dia transcorreu com tempo agradável em grande parte do percurso, mas como diria Bianca R Furtado no seu livro, teve "Brumas na Ilha" e chuva no fim da tarde. No caminho encontramos, duas duplas ralando, mas apoiando a nossa ideia de valorizar nossa cidade Pessoas simples, mas com pensamento grande com relação as nossas coisas. Mas não se fala em mulher? Como impossível esquecê-las. Tem as mulheres que vão as compras como a Vera (Cantinho da Vera-Armação) e tem aquelas que aproveitam a vida do jeito que achar melhor, como a excelente, ex-cantora Francesa. Apesar de moradora de rua (já foi objeto de reportagem da RBS TV) continua linda e com pele dos povos nórdicos. 
Camada de mandriões! Presta à atenção, seu tansos
Falta espaço para tantas fotos. Mas quem tiver interessado em ver outros registros feitos por mim, alguns amigos do grupo e até um Joinvillense-Jequiano de uma "bisolhada" AQUI
Mô sagrado deixa de ser acomodado e comenta. Larga um pouco o watsapp, face e “escrevinha” aqui também. Ué, tem vergonha de comentar em blogs,  mas tecla o dia todo em outras redes sociais? Cada postagem recebe em media umas 500 visualizações dia. Comenta. Deixa de ser bocó. Assim tu agradas?!

Quero fazer um agradecimento especial ao grande amigo George Wagner, que mesmo a principio não podendo confirmar sua ida, por ter que cuidar do filho Arthur, levou o menino e lhe ensinou os caminhos das pedras. Nesse caso, literalmente mostrou os paralelepípedos que ainda existe em algumas de nossas ruas históricas.

O sóli dando de relho nessa turma que não sai de casa. Sai com esses “cacos” e não é que em pleno sábado encontrei com o vendedor de livros da praça? Grande figura. Com ele tenho conseguido alguns exemplares raros.
Ah claro?! A Kibelandia não ficou fora desse roteiro e seu proprietário foi agraciado com a camisa do AAU. Tão tão. 

Ali foram degustados alguns "kibes" e outras comidas que só meu amigo mineiro, o Leo Rezende pode dizer.
Na rua que seu falar o nome destronca a língua, 
nos Bares do Noel e Irlandês a raça tomou uma água que passarinho não bebe.kk


Pra ti vê a o folego da turma. Terminamos o encontro no bar que tem a nossa cara, o Bar Qualé Mané, do Néco. Local que no mesmo dia foi feito o tradicional Costelaço de todo ano sobre a coordenação do meu amigo, figueira doente Kiko Ortiga. Infelizmente esse ano, por ter sido alterado a data do Costelaço não pude comparecer mais cedo.
Notem aí que a intolerância não faz parte da cultura do ilhéu, misturamos nossa raça(avaianos) e a deles (alvinegros) e deu samba legal. Tásh compreendendo?
Arrombassi?! 
Não sei, mas só sei que quem ficou em casa ontem "mofou com bomba na Balaia".

De que vale a vida se nada fizermos para a viver? De que valem os sonhos se nada fizermos para os concretizar? Pouco ou nada! Môs sagrados, só de ver a camisa já deu para sentir a festança que foi nossa Caminhada pelo Centro Histórico da nossa bela Florianópolis

Se lerex, váx dá um banho
Môx santos, se segura que até o final do ano vem mais festança e ferro por ai.
Agradeço a todos por mim clicados e permitir captar um momento de suas vidas. É bom ter a liberdade de transitar em qualquer ambiente com desenvoltura. Me sinto privilegiado em morar nesse paraiso e me relacionar de maneira idêntica com todo mundo, independente de cor, religião, preferências e status social. A todos os amigos e demais pessoas que amam e fazem essa cidade crescer, meu muito obrigado, boas festas e até 2016.

16 comentários:

  1. Serjão, estava bom demais. E muito bom viver a vida ao lado de amigos com bom astral e que transmitem energias positivas. O Avaí nos uniu e seguirá assim em 2016. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. George, bom tarde amigo. Fala meu nobre causídico? Satisfação em saber que o amigo gostou e gastou alguns segundos do seu precioso tempo para expor seu contentamento em pequenas e singelas linhas, mas que muito me agrada. A emoção e a união entre o grupo, juntado a receptividade das pessoas me da à certeza que 2016 estaremos juntos e mais fortes.
    Parceiro de jornadas e avaiano da mesma trincheira, infelizmente a turma expia, tecla no watsapp e no face, mas tem vergonha ou deixa de escrever no blog por se achar incultas. Relaxa, vamos viver a vida ao vivo. Deixa a turma de alienados que se desligaram do mundo e das pessoas viver limitados ( desinformados) ao watsapp em paz. Cultura não se muda. O brasileiro não tem a cultura de elogiar as coisas boas.
    Colombo governador fez o Aterro da Baia Sul. Em qualquer lugar de primeiro mundo esses espaços públicos faria o maior sucesso. Esta abandonado. Mas tem gente que gasta seu tempo livre não para curtir os Parques que temos na Cidade, mas para emperrar grandes empreendimentos que vai trazer dividendos para cidade como a Ponta do Coral. Os espigões liberados pela atual administração que vai provocar o caos publico, provocar mais dificuldades na mobilidade urbana em áreas criticas como na Trindade e Carvoeira, não estão nem ai.
    O blog procura mostrar o que temos de bom na cidade. Mas quem vai estar interessado nisso? Com certeza terei mais de 100 comentários falando do prefeito ao governador, mas algo de positivo sobre essa iniciativa do nosso grupo de amigos, bem pouca. Como diria o grande filosofo Hamham (ganhador de um desses Big Bosta Brasil) Isso faz parte! O que seria de nos sem o trabalho de revitalização de todo nosso Centro Histórico inciado na administração Edson Andrino e complementada pela Administração Dario Berger. Com certeza não teríamos essa área de lazer para nosso grupo curtir e os habitantes dos paredões da Av. Hercílio Luz ter mais qualidade de vida. Um grande abraço e boas festas!

    ResponderExcluir
  3. porra...o que é que o Renato Igor ta fazendo na foto usando a camisa do alvinegro? essa praga é gaúcho...

    ResponderExcluir
  4. Olá Serjão. Mais uma vez meus sinceros parabéns pela parte jornalística, logística e de fotos da nossa XI Caminhada Natalina. Na verdade me pergunto: falar de que! Nossa amizade, encontro com pessoas anônimas, energia positiva, papo legal, carinho e ser recebido por todos em todos os lugares que passamos. Rever o centro histórico da cidade, tudo isto somado não tem preço, não se compra em qualquer lugar, tem que conquistar. Nossa festa Avaiana, a primeira deste verão de 2016 como dizem “foi pra caba”. Ser recebido de forma elegante e simples pelo Sr. Beto do Box 32 me deixou extremamente Feliz, obrigado pelo carinho Beto, e claro aos tantos outros donos e amigos dos lugares por onde passamos. Tenho a certeza que somos fortes e cada vez mais forte. Se ontem fomos, dois, depois 3, depois 5, depois 8 , 10, 50, 100, virão outras que na certeza que nossa fé e cidadania nos unem. Quero deixar aqui o meu muito obrigado a todos os amigos que ajudaram e participaram da nossa caminhada, mas em especial ao nosso advogado GW, que bom te ver lá. Quem teve problemas particulares em não participar ai vai o convite para a próxima. Galera do AAU, FELIZ NATAL. UURRAA LLEEÃÃOO. AntonioC.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, só para terminar, queria deixar aqui o obrigado pelo amigo e torcedor do JEC que foi super bem recebido pela torcida Avaiana e dizer que sua alegria no grupo foi super elogiada, sua firmeza como torcedor do JEC feroz, é isso ai, torcer e amizade é bom sempre, traz boas recordações e todos ganham. O resto deixa pra lá que não nos leva a nada, valeu, fui. AntonioC.

    ResponderExcluir
  6. My Friend Prof. Dr. Antonio Visioli. Happy New Year and a Merry Cristhmas. Unfortuntely, Avai went down to the second division. Does not matter. I am sure that next year will be better. If you have a free time take a look at the blog of Serjão and please leave a message for us and obviously, concerning this big event. Will be good for your recollection of Floripa. A big hug for you, Silvia, Andressa, Andrea and Laura. AntonioC.

    ResponderExcluir
  7. Anonimo, relaxa. Isso é uma confraternização entre manezinhos e quem curte as nossas coisas. No final houve o encontro entre a turma da CNGCE e meus amigos do Costelaço. O que se diga de passagem com trata-se de pessoas do bem, so aumentou o astral do dia. Creio que a foto que você se refere é do Paulinho , churrasqueiro do Costelaço do Kiko. Ambos figueirenses, meus amigos e grandes figuras. Paulinho é um amor de pessoa e ao contrario e outros alvinegros esta sempre no campo e com a camisa de se time. Esse tem o meu respeito. Quanto ao outro citado por você, pode ter certeza, pessoa publica, só publico fotos de quem tenho admiração. Coisas que já fiz com Salles Junior e Paulo Brito recentemente. Um grande abraço e um bom inicio de semana para você!

    ResponderExcluir
  8. AntonioC, meu amigo, parceiro de jornadas e sócio do blog, bom dia! Você me deixou pouco a comentar. So tenho a dizer: é bom estar com vocês e morar nesse paraíso chamado Florianópolis. Uma boa semana ao amigos e a todas as pessoas do bem! Urra Leão!!!

    ResponderExcluir
  9. AntonioC, faço de suas palavras as minhas. Acrescento: rivais sim, inimigos jamais! Começou meio arredio e depois foi conhecendo a turma, se soltou, bateu fotos para todos e já confirmou presença na próxima Caminhada. Com detalhe: Diz que vai levar para Joinville a boa impressão que teve do o grupo e pensa trazer amigos de espíritos elevados para se juntar a nos. Com já havia falando: Se for no nível dele, vem que serão bem recebidos. Abç!

    ResponderExcluir
  10. Antonio C, good morning! Friend'm sure Prof. Dr. Antonio Visioli as a fan of the Azzurri in both how many experienced in football already accustomed to the high low of a football club. Not only look at the blog, but to come to the next event of the Friends Avaianos States Group. A Merry Christmas to you to it, Silvia, Andressa, Andrea and Laura!

    ResponderExcluir
  11. Esse nosso amigo Serjão é "hors concours"! O conteúdo do blog é sempre de alto nível!
    Apesar de nas nossas camisas estar escrito "Amigos Avaianos Unidos" (AAU), que fique claro à todos, que os amigos torcedores do JEC, Figueira e de outras agremiações serão sempre bem vindos, porque o o que importa é a nossa amizade e carinho com todos!! Com certeza, no próximo ano seremos bem mais numerosos! Urra Urra Avaí!! Abraços em todos do Hardy

    ResponderExcluir
  12. Grande Amigo Sergio, também quero parabenizá-lo pelas belas palavras e fotos. Sem elas não teríamos como rever e relembrar os grandes e bons momentos que passamos juntos durante mais essa caminhada. Mas, como você mesmo ressaltou, o que fica mesmo gravado em nossas mentes é o sentimento de alegria e de satisfação do convívio entre amigos!

    ResponderExcluir
  13. Acabei nao me identificando no ultimo comentario! Leo

    ResponderExcluir

  14. Hardy, oh dia, oh vida...isso deu certo. Obrigado pelos elogios, mas o conteúdo do blog é sempre de alto nível porque sempre estou cercado de amigos. Inconscientemente ou não, é comum ligarmos a felicidade a certos conceitos e necessidades. Gosto de mostrar que para se ser feliz precisamos apenas do básico. Por mais que existam coisas que são realmente necessárias para uma vida confortável, o bom é estar ao lado de pessoas de espíritos elevados, torcedores do JEC, Figueira, de outras agremiações...ou religiões não importa. Mas que seja do bem, para o bem de todos. A felicidade está nas nossas mãos. Depende de nós decidir ou não abri-la e ser feliz! O AAU - "Amigos Avaianos Unidos deu certo porque o grupo não é meu, nem seu, ele é nosso. E com sua contribuição, especialmente no apoio logístico viemos tendo sucesso em todos os nossos empreendimentos. Um grande abraço a você e a toda sua família. Um Feliz 2016 a todos! Urra Leão!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, obrigado por suas palavras e por você participar do nosso grupo de amigos. Mario Quintana já dizia: O fotógrafo tem a mesma função do poeta: eternizar o momento que passa.
    E quando no futuro nos bater aquela nostalgia […] Uma saudade do que fomos, de momentos que não voltam, de pessoas que não estão mais aqui. As imagens estarão ai para relembrar esses bons momentos de nossas vidas. Mas de momento o que fica mesmo gravado em nossas mentes é o sentimento de alegria e de satisfação do convívio entre amigos. Então que se faça mais e mais encontros nesse nível que com certeza eleva nossa satisfação. Um grande abraço e tenha uma boa semana pela frente.

    ResponderExcluir
  16. Leo, o Mineirinho de Belo. Não confundir com aquele trairá de Contagem. kkk Parceiro tenho certeza que por você fazer parte do grupo AAU, se identifica não so com no ultimo comentário, mas com toda essa experiência narrada por mim e vivida por nos ha um bom tempo.
    A vida é feita de pequenos momentos que se tornam grandes quando compartilhados com as pessoas que sentimos bem.
    Quem tenhamos bons momentos em 2016! Abç

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.