Minha lista de blogs

terça-feira, março 10, 2015

FUTEBOL DOS FILÓSOFOS




Seria difícil explicar todos os conceitos do vídeo em apenas um pequeno artigo, principalmente a argumentação de Hegel e de Kant a respeito do gol.

A cena de Nietzsche, por exemplo, que acusa Confúcio de não ter livre-arbítrio, é baseada na visão do primeiro que acredita que o conceito é uma criação religiosa para controle da humanidade através da culpa e da responsabilidade. Confúcio, porém é um defensor do livre-arbítrio e dá um cartão amarelo para Nietzsche.

A cena que eu considero mais engraçada é a do Karl Marx aquecendo freneticamente, como se fosse entrar e fazer alguma coisa, representando a atitude deste em sua vida, um grande teórico, porém, na prática não fez nada.

Beckenbauer está totalmente fora de contexto, pois não é um filosofo, o que torna engraçado quando o narrador diz: “A inclusão de Beckenbauer é, obviamente, uma surpresa”, pois ele é o único que na verdade é jogador de futebol.

Fora todos os detalhes, praticamente cada frase, tem um significado filosófico, por instância: “Aristoteles é o jogador em melhor forma” significa que este é o filosofo que tem maior influência na sociedade atual, ou outras como esta sobre a equipe alemã: “Eles são os favoritos esta tarde e atraíram a maior parte da atenção da imprensa com os problemas de equipe”, se referindo as disputas intelectuais entre os alemães.

Fonte: http://www.afilosofia.com.br/post/futebol-dos-filosofos/371

4 comentários:

  1. Serjão , teu blog é de esporte e de filosofia. Muito legal o vídeo. Dei risadas com a sutileza dos lances. Forte abraço, Amaury Junior da Ressacada!!!!

    ResponderExcluir
  2. George, primeiramente quero agradecer a você pelos elogios, prova que mô santo é um cara de bom gosto e culto. Quem me conhece sabe o quanto eu sou apaixonada pelo Avai, mas falar no Avaí hoje em dia é maçante para todos os blogueiros. O blog fala de tudo um pouco, com ênfase aos assuntos do Avai, com certeza dentre os mais visitados na blogosfera avaiana o mais eclético e um dos mais autênticos. É bom deixar os amigos informados sobre as coisas do “ Mais vezes Campeão de Santa Catarina e o único Clube da Capital Campeão Brasileiro”. Já recebi varias dicas dos amigos, suas inclusive que acabaram virando post, mas também é divertido e interessante deixar o blog um pouco com a minha cara, estar antenado com as coisas pelo mundo e repassar isso aos leitores. Isso não tem preço! Tenha um bom dia! Abs!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Serjão, dásumbanho!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Meu nobre causídico George, boa tarde! Quem da um banho são vocês que acompanham meu blog e mesmo muito não tendo a coragem de escrever ao dar uma ixpiadinha botam o numero de visualização la nas primeira colocações do ranking do Blogger. Um grande abraço e tenha uma boa quarta-feira!

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.