Minha lista de blogs

segunda-feira, dezembro 23, 2013

Caminhada Etílica e Cultural Ano IV

Isso não tem preço
Passear pela história de Florianópolis é um dos pontos altos de nossa caminhada anual. A coisa toda é muito informal. Você chega ao lugar combinado, é (super) bem recebido e entra no clima. O roteiro pode mudar a qualquer momento. Seja pela chuva, calor ou uma ideia melhor.

Vamos seguindo em frente caminhando pelo centro histórico de Florianópolis,  invadindo reduto de Árabes, Italianos...Açorianos.
Reserve um dia desses para visitar a região. Mas cuidado, vá em dias da semana. Final de semana só sábado até às 18h, a noite depois das 22 horas é só chateação e certeza que Florianópolis esta abandonada e não temos segurança. Invasores, batedores de carteiras... craqueiros tomaram conta de tudo. 
O Mercado Publico e a Praça da Alfândega é um exemplo. Policiamento inexiste e a Guarda Municipal de dia ávida em multar carros, após as 19h somem.

Começamos nossa caminhada por volta de 09h passando pelo antigo Ponto Chic, alguns visitam a igreja São Francisco e Catedral, o Antonio mantém a tradição de comprar cordas para seu violão no “Zandomenico” nesse dia.
Alguns iguais a mim por volta de 11h aguardam o grupo no Box 36 (seu Zezinho) e depois vamos ao Box 36 (Beto), saindo em direção a Praça XV.


Continuando seguimos em direção ao tradicional Sorrentino, único bar da cidade que tem mesa na escada e onde você pode encontrar o boa praça Luiz Mario Machado, o Cuica para os íntimos. Conforme ja saiu no Cacau, Cuica aos 70 anos, é hoje disparado o melhor papo da cidade.
Foi uma agradável surpresa saber que no local servem o melhor quibe da cidade, porem para tristeza do mineirinho Leo, não vendem bebidas alcoólicas. Muito menos cachaça.

O próximo bar é o Bar do Noel, para quem gosta de samba de raiz dispensa apresentação. Nesse horário não tem samba, pedimos ao proprietário com seu bigode a moda antiga tocar e nos deliciar com o disco do mané Binho Guedes. O visual da casa é diferente e em poucas horas depois de algumas originais e ao ver fotos de vários ídolos da musica mundial, a beleza de sua colaboradora e namorada do proprietário absorvemos todo encanto do local.

Pedi para fazer algumas fotos. A beleza exótica e semelhança com Amy Winehouse é impressionante. Fiquei pensando que deve ter uns 22 anos e se fosse cantora com certeza teria a capacidade de envolver um público igual a original, também muitos careta como eu.
C

Se você estiver no espírito certo, o excelente lugar para conhecer novas pessoas e fazer novos amigos com certeza o reduto ideal e a Kibelandia. O proprietário faz com que todos se sintam a vontade, trata todos com muito carinho. Verdadeiramente apaixonado pelo que faz e tem a genialidade de servir seis canecos de chopp com uma única mão. Ali todos são servidos no mesmo tempo. (rsrsrs).
Mais uma vez o pedido foi feito pelo bom vivant, o professor Leo. Uma pasta de ¨grão de bico¨ com azeite, cebola e outras coisas mais. Me recuso a dizer o nome para não me complicar, mas junto com quibe frio estava excelente. Algum como os professores Aurélio, Antonio e outro amigo da engenharia a principio evitaram comer, mas eu, Evandro e o  Hermes mandamos ver. Pedimos bis e mais bis, na comida e na bebida.
A tardinha, de pé, fomos parar em um boteco pé de chinelo (no bom sentido) no vão central do Mercado Publico. 
Revi outros amigos como o pé quente Rui e parei por ali. Marcamos nossa viagem para acompanhar o Avai em 2014, Maranhão e Minas Gerais
Fui embora, mas para os que ficaram a noite não deve fim. Com a chegada de Fulgêncio, Everton e mais outros amigos a turma seguiu em direção ao Bar do Alvim, posteriormente a Toca do Urso e outros lugares que só saberemos quando voltarmos a nos encontrar.
Tem coisa melhor que sair por ai com os amigos,  bater um papo com nosso povo, com a velha guarda, turistas, locais e até uma Peruana? Não importa a posição social, cor,raça ou credo, sejam eles juízes, desembargadores ou um simples flanelinha. Isso é bom demais.
Melhor ainda é ver que o torcedor avaiano usa o manto sagrado diferente de nosso rival que só usa de hora em hora a maior torcida do Estado uso o ano interior. Por sinal essa bela a meu lado (rosa) é avaiana e essa morena Peruana esta bem encaminhada para nosso lado. É só sair pela cidade e ver que nosso torcedor sente orgulho em desfilar com a camisa do mais vezes campeão de Santa Catarina e o único clube de futebol de Florianópolis Campeão Brasileiro. Esse Avai, fax Cosa.


A Caminhada Etílica Cultural desse ano, com certeza está nas nossas lembranças e no meu face e vale retorno.

Por fim, eu mal posso esperar pelo próximo ano quando com certeza voltaremos a nos reencontrar e fazer essa caminhada-confraternização fantástica que, espero, que a rapaziada tenha gostado. 


A caminhada foi tresontonte, max com chuva e a lestada do final de semana só hoje o post ficou pronto.
Se gostou do blog dix logo,  excrevinha seu amarelo.  Mas se não gostou vai pro mato para ver se urubu ti pinica, seu tanso.  SOU MANÉ, E DAÍ?

Tudo isso para engabelar vocês, amorcegar mesmo e dizer que sou Mané.

Tem cosa max linda que vê Pedrinho do Horácio mostrando sua paixão pelo Avai?  

Um grande abraço a todos e um feliz natal e prospero ano novo.

12 comentários:

  1. Meus amigos Serjão e da Caminhada “Etilica” Natalina de 2013. Suas palavras foram perfeitas, não saiu nenhuma vírgula. É isto mesmo somos moradores da Ilha, vivemos de forma intensa, gostamos e apreciamos a nossa Ilha. Alguns que participaram, assim como eu, já ganhamos o “Mané Card” do nosso ilustríssimo presidente MarroM. Este ano de 2013 foi o quarto realizado nas lentes do Serjão, mas para 2014 já estou convocando a todos os amigos pois será muito mais especial, nossa décima caminhada com direito a uma roupa especial de Papai Noel a ser desenhada pelo nosso grande estilista Éverson. Este ano foi realmente muito maravilhoso, ultrapassando todas as expectativas e em todos os momentos do “walk”, cuja condução ficou por conta do Leo Mineiro. Tudo certinho do início ao fim. A todos desejo um Feliz Natal e um Super Fim de ano. Para 2014, como já relatou o Serjão acompanharemos o nosso Avaí em São Luis/MA e Belo Horizonte/MG. Para terminar lembrando que a próxima será a nossa Caminhada rumo a Praia do Saquinho (janeiro/2014 com data a confirmar). Meus amigos um forte abraço. Antonio_C.

    ResponderExcluir
  2. Antonio_C, meu amigo e irmão camarada, tem coisa melhor que estar entre amigos? Melhor que isso é fazer a via-sacra (etilitica-cultural) com os fiéis companheiros caminhando pelo centro histórico da nossa Desterro e parando para apreciar a beleza, a comida e a bebida do local. É bom ver a integração entre nativos e quem escolheu nossa cidade para trabalhar, viver a amar e acima de tudo respeitar nossos costumes e tradições. Isso não tem preço!
    No próximo ano teremos mais atividades juntos, a primeira já em janeiro de 2014, a tradicional caminhada a Praia do Saquinho e outras que vão surgindo durante o ano, mas já confirmada o apoio ao nosso Avaí FC em São Luis/MA e Belo Horizonte/MG. Um grande abraço a todos e um feliz natal e prospero ano novo.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros amigos! Nada se compara a nossa caminhada etílica-cultural. São esse momentos que nos faz recaregar as nossas baterias de amizade, fraternidade, carinho e respeito pelos amigos! Ano que vem vai ser festivo e, com certeza, mais amigos irão participar de nossa confraternização. Juntos, sempre, pela nossa amizade e nosso Avai!!

    Desejo à todos os amigos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de realizações!!

    Grande Abraço,

    C_Aurélio

    ResponderExcluir
  4. C_Aurélio, bom dia meu amigo. O "ioiô " nasceu nas Filipinas no seculo XVI como arma. Ele pesava dois quilos e sua corta tinha seis metros. Louis Marx o transformou num brinquedo em 1929. Que prazer ter amigos de outros Estados da Federação tão afinado com nossas coisas e nossos costumes. O “Mané Card” para você, Léo, Antonio e demais amigos é mais que justo. Afinal como mais antigos deles você sabe o quanto é bom viver nessa ilha abençoada pelos deuses. Esse um dos muitos encontros que temos no ano, mas com certeza a caminhada etílica-cultural é muito marcante. É boa demais. Um grande abraço, boas festas e até o próximo encontro.

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos:

    Mesmo aqui em Belém do Pará, participei da caminhada. Um abraço em todos.
    No próximo ano, estarei pessoalmente.

    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Serjão, nossa fiquei preocupado com as tuas palavras iniciais onde pensei que estavas sob o domínio ainda da caminhada. Também pudera o Aurélio comentando, é de deixar qualquer um sem fôlego, o cara nunca tem tempo. No fim do teu comentário percebi que estas bem, kkk. Termino agora com as palavras do nosso músico Binho Guedes “ser diferente-tão natural-em que nem se sente-leve e vital”. Abçs. Antonio_C.

    ResponderExcluir
  7. Jorge, boa tarde, mô quirido! Sentimos sua falta, mas quem participou é muito pai d'égua. Na Mesopotâmia, atual região do Iraque, artefatos de folhas de palmeira, pluma ou papiro protegiam a cabeça dos reis contra o sol. Isso ha 3400 anos. Raramente chovia por ali. Aqui pode chover, dar sol ou ter "vento suli" nos botamos "quengo" na rua e saímos a caminhar. Na caminhada rumo a Praia do Saquinho (janeiro/2014 com data a confirmar) esperamos contar com sua presença. Um grande abraço e boas festas.

    ResponderExcluir
  8. Antonio_C, apesar de amar minha cidade e querer que nossos administradores faça valer nosso voto, não posso me furtar de alertar as pessoas que nossa cidade é linda, porem esta mal administrada. Aristóteles definiu os seres humanos como sendo “animais políticos”. A base para sua colocação, tantas vezes mal-interpretada, partiu da premissa de que somos seres sociais e que, por conta das particularidades dos espaços nos quais desenvolvemos nossas vidas, temos maior propensão e melhor adaptabilidade ao espaço urbano, a cidade ou, de forma mais adequada ao contexto de vida daquele pensador grego, a “pólis”. Aqueles (João Amim-PPS) que tinham solução para tudo e só entravava os projetos da administração anterior, hoje com o maior orçamente de uma Secretaria (obras) até agora não disse a que veio. A cidade parou e a malandragem tomou tomou dos espaços públicos. Seria impossível manter aquela cidade antes da ponte, porem queremos não uma grande cidade, mas cidade próspera e humana. A expectativa de vida do brasileiro cresceu em 14%, o que representa, 9 anos de vida para cada um. Blumenau é a cidade onde se vive mais, com media de 78 anos de idade. Que adianta ter amigos e viver mais 9 anos se daqui uns anos não poderemos mais fazer essa caminhada por falta de segurança? Esperidião Amim poderia ter planejado essa cidade a 30 anos atras, não fez, se ficarmos mais 4 anos parados com seu filho João Amim no governo, depois a coisa tem a ficar mais difícil. Nelson Rodrigues chegou a dizer que dinheiro compra até amor verdadeiro. É claro que falava ironicamente. Mas uma das características que faz sentir orgulho de alguém é pelos seus atos. Não qualifico ninguém pelo cargo, posição social, bens materiais; ao contrario, valorizo as pessoas pela sua historia de vida, pelas atitudes e pelo caráter. Acredito que isso faça a diferença e amizade valer a pena. Como sou um eterno otimista, com certeza faremos nossa caminhada em 2014 em uma cidade melhor. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Roteiro bacana demais, regado a amizade, bom humor, chop e muita cultura! Parabéns Serjão e CIA!!!

    Binho GUedes

    ResponderExcluir
  10. Binho Guedes, só faltou você parar o carro e tocar ao vivo no boteco Bar do Noel. kkk
    Tudo bem, você já confirmou presença na próxima, agora é só aguardar 2014. Um grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Essa caminhada ja faz parte das tradições da ilha... rsrs...não tem preço a satisfação de estar entre verdadeiros amigos. So acho que temos que reenvindicar junto a exelentissima do Serjão, um alvará de maior duração, ir embora muito cedo (16:30hs), perde registros fabulosos dos participantes redardatarios. hehehe
    Um grande abraço e boas festas de muita paz e luz!

    ResponderExcluir
  12. Evandro, deixa de ser chorão. Apos minha ausência você assume o comando e fica responsáveis pelos demais registros. Inserir o comparecimento de Everton e Fulgêncio. Cade os demais registros do pessoal que voltou ao Bar do Noel? Que assistente de fotografo é você? kkk
    Um grande abraço, feliz natal e prospero ano novo.

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.