Minha lista de blogs

quarta-feira, setembro 25, 2013

SERIE B É FASCINANTE

O Campeonato Brasileiro da Série B é a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de futebol.

O futebol  em si é fascinante. Que esporte permite o mais fraco vencer o mais forte? Fazer duas vitórias seguidas para qualquer time já melhora a posição. Um exemplo disso é nosso rival, castigado por sua irregular campanha e mesmo que a vitoria sobre o Ceara venha nos últimos minutos e após uma expulsão suspeita do adversário isso é comemorado como se fosse um titulo de copa do mundo.

Basta duas vitorias e o torcedor que andava cabisbaixo  se anima e a gozação aumenta, cabe ao torcedor adversário se virar e ser criativo, tem o ‘título’ de pior ataque, pior defesa e por ai vai.

Sem contar que existe campeões da serie A que já caíram para a segundona entre eles: Corinthians, Grêmio, Atlético MG, Botafogo, Fluminense e o Palmeiras que disputa a competição pela segunda vez.

Veja mais informações obtidas no Wikipédia:
A Primeira Divisão, teve início em 1971 e ao longo do tempo também teve diversos formatos:
·         Na primeira metade dos Anos 80, a chamada Taça de Prata era uma espécie de divisão de acesso do futebol brasileiro. A partir de1981, os 40 clubes que disputavam a Primeira Divisão, denominada Taça de Ouro, eram determinados da seguinte forma: 13 estados entravam com seus campeões, sete participavam com o campeão e o vice. O estado de São Paulo contava com os seis melhores classificados do Campeonato Paulista e o Rio de Janeiro, com os cinco melhores do seu estadual. As outras duas vagas eram ocupadas pelos campeão e vice do ano anterior da Taça de Ouro. A Taça de Prata era justamente a competição destinada às equipes que não conseguiam se classificar à Taça de Ouro, mas contava com um regulamento que previa o acesso, no mesmo ano, para a Primeira Divisão, das equipes com melhor campanha.
·         Especialmente em 1987, houve a criação de dois módulos, Branco e Azul (em semelhança com a Série A, com o módulo Amarelo e módulo Verde).
·         Nos anos de 1973 a 1979 e em 1993, não houve disputa.
·         Em 1986* e 1987*, a CBF considera que não houve disputa, portanto, não foi oficializado pela entidade.1
·         Em 2005, foi composta por 22 clubes, sendo que caíram 6 para a Série C e subiram 2 para a Série A.
·         Em 2006, o número de clubes participantes é reduzido para 20 e é adotado o sistema de pontos corridos em dois turnos, no mesmo formato da Série A em vigor desde 2003, até os dias atuais. A cada ano, quatro clubes sobem para a Série A e quatro caem para a Série C.
·         De 2004 a 2008, a FBA foi a gestora comercial da competição, entidade similar ao Clube dos 13.
·         Em 2009, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reassumiu a gestão comercial do evento.
Em 1986 o Criciúma, Inter de Limeira, Treze e Central foram campeões de seus grupos e promovidos à primeira divisão no mesmo ano. Entretanto, a CBF não reconhece que houve segunda naquele ano. O Criciúma em 2011 foi o campeão.

Curiosidades a mais

O sistema de pontos corridos começou em 2006 e o vovo Ceara é o clube que mais participou da competição. Ao todo 26 vezes.  
O maior publico da serie B de 2013 foi Palmeiras 4 x 1 ABC com 22.488 mil torcedores.
O Sport é o clube que mais leva publico ao estádio,  media de 15,449 e o São Caetano o pior de todos 407. Dos Catarinense o maior media de publico pertence ao Joinville com 8.597 e o Paysandu que passou toda competição praticamente no Z4 e ontem voltou a vencer, ganhou da Chapecoense por 2 a 1,saiu da zona de rebaixamento tem a media incrível de publico de 5,792 torcedores.

Futebol é pura emoção

É o esporte mais improvável, onde o mais fraco pode vencer o mais forte, o pequeno pode vencer o grande, o craque pode se tornar o vilão e o cabeça de bagre pode ter seu dia de herói.

Para mim podemos até subir e até torço por isso, mas o fascínio esta na serie B. Não que a serie A seja menos importante.

É que para a realidade do futebol Catarinense, com essas discrepâncias de cotas privilegiadas e patrocínios para times de tradição, os falsos chamados grandes como Flamengo e Vasco que nos últimos anos brigam para não cair, enquanto não houver igualdade de distribuição de cota que prazer tem o torcedor alvinegro figurar 7 anos na serie A e passar 6 na agonia da queda? Que alegria tem os torcedores do Criciúma campeões Brasileiro de 2011 na serie B ser saco de pancadas na serie A de 2013? Chapecoense, Jec, Avai e Ffc tem estrutura para se manterem na elite do futebol brasileiro de 2014?

Prefiro a serie B onde meu humor esta sempre em alta. Tem coisa melhor que ganhar um jogo de 3 x 1 em pleno Scarpelli Park?  Vencer um time onde o governador com recurso do Estado fez um estádio e sua torcida odeia a Capital?

Enfrentar uma semana de trabalho, após a vitoria sobre o JEC contra tudo e contra todos, inclusive o narrado e arbitro da partida. Isso é melhor que serie A.

A racionalidade tem que ficar com quem, em tese, é jornalista, o que vai para a TV, rádio ou jornal analisar o jogo em si. Em Santa Catarina até isso é diferente, o narrador do jogo entre Jec x Avai parecia que Paulinho Criciuma transmitia Jec contra o time de Ets. Parecia que o Avai não era um time catarinense brigando pelo acesso e sim um intruso querendo estragar um festa. Que clima? Que falta de profissionalismo.

Torcedor de futebol, seja ele de qual time for, tem que pensar sempre que seu time vai virar uma situação adversa, seja ela do tamanho que for, mas quem é pago por uma emissora de televisão para comentar futebol, no mínimo tem que segurar suas emoções e ser no mínimo profissional. 

Pensei que já tinha visto tudo no futebol. Conheço um que se diz Avaiano, mesmo o clube sendo o mais vezes campeão do estado só tem coisas ruim a falar, para fazer media, ensaboado que é, gasta sua cota de elogios com o rival. Já tinha visto falar de outros narradores dessa emissora que transmite futebol em Santa Catarina, mas Paulinho Criciúma  de narrador extrapolou como torcedor

Super Avaí

Tendo esses caras na mídia contra e com cota reduzidas é melhor ficar na B como leão do que na serie A fazendo “figuração”  ou sendo saco de pancadas como esta sendo nosso representante o Criciúma esse ano.

Fica difícil descrever a emoção do que é futebol, não se sabe verdadeiramente o que é futebol. Só posso dizer que é fascinante e imprevisível. 

Sábado tem America (MG) e Avaí,  tem mais emoções...que a dieta do leão continue sendo um bom Coelho.

6 comentários:

  1. Ouvir a voz estridente e extramente "profissional" do Paulinho Criciúma, realmente emociona a gente. É o nível de nossos pseudos jornalistas que fingem que narram/comentam. Neste caso, o cara não conseguiu esconder sua aversão ao Leão. Fernando Avaiano.

    ResponderExcluir
  2. Fernando Avaiano, boa tarde. Não sei quem é pior, se aquele de voz fina ( esganiçada) do Oeste ou esse de voz estridente. Ambos tem uma aversão ao mais vezes campeão de Santa Catarina. So pode ser dor de cotovelo. kkk
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Belo texto. Não sei porque não gostam do Avai, em todos os jogos do Avai que assisto pela TV os narradores de SC sempre torcem para o time que joga contra..

    ResponderExcluir
  4. Dalton Ramos seja bem vindo. Obrigado pelos elogios e volte sempre. Rivalidade, zoar isso no futebol é salutar. Porem, profissionais da imprensa e árbitros tem que serem profissionais. Se não consegue segurar seu lado torcedor, então faça como eu, crie um blog, mostre seu amor ao clube de coração. O que tem frustados existencial comentando futebol não é brincadeira. Tenho pena dessa gente e lamento que uma empresa de comunicação do porte da RBS tenha gente que odeia tanto a capital. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Dalton Ramos, mais uma vez obrigado pelo elogio. Lamentamos que ainda se tenha na mídia pessoas tao despreparadas para exercer a função de comentarista ou narrador de futebol sem conseguir separar a paixão clubística do profissional. Posso não gostar de determinadas coisas, mas respeito quem gosta. Porque quem trabalha na mídia tem que ser diferente? Tax compreendendo?! Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.