Minha lista de blogs

quinta-feira, junho 21, 2012

4 mil de novo? Cade os outros?



O que esta ocorrendo com nossa torcida?

O Avaí vem numa crescente e a torcida precisa incentivar esse grupo que vem se superando a cada rodada.

Muito vão alegar que essa falta de publico e geral, o que não concordo. Lógico que atualmente o futebol brasileiro esta nivelado por baixo e fora Neymar não existe nenhum outro jogador diferenciado.

Times tradicionais como Flamengo, Cruzeiro... Palmeira já não são mais atração, pouco times tradicionais Brasileiros conseguem titulo de expressão internacional, aliado a um futebol de segunda linha não conseguem encher estádios. Em Santa Catarina o JEC que não ganha um Catarinense há bastante tempo, vai contra essa ideia, é recordista em publico. Independente da competição seu estadio esta sempre cheio.

O que podemos aprender com eles.

Se o JEC consegue, porque o Avaí time de maior torcida em Santa Catarina não consegue? A transformação do time com a presença de uma grande torcida é impressionante. Jogar em um estádio bonito, grande e confortável como a Ressacada com um publico de quatro mil torcedores e meio desanimador, em nada contribui com o engrandecimento do clube. Se o JEC tem a formula magica do sucesso, porque não repetir a formula pelos lados dos Carianos?

Pesquisa alerta

Foi feito uma pesquisa entre os torcedores dos dois clubes da Capital e o maximo que poderia disponibilizar dentro do seu orçamento para ser associar seria 30 reais mensais. Nenhum dos dois clubes tem planos de sócios nesses valores.Mas como esta nao da para continuar. Temos que achar um jeito de trazer de volta o publico para os estádios.

Lugar de torcedor e no estadio de futebol

Se para algumas rede de tv o importante é o público doméstico, pelo que vejo em nossa mídia local, falam muito na falta de publico, mas o foco é agradar seus chefes e a turma do pay-per-view(pagar-para-ver). Isso fica notório pela insistência de nossos programas de esportes, onde dão mais destaque para as condições do tempo, chuva, vento, sol ou as condições de transito do que propriamente em trazer o publico para a Ressacada e comentar futebol. Pelo jeito nunca foram a jogos em grandes estádios, tipo Maracanã, Morumbi onde se demora 4 hora chegar e 4 para sair. Pessoal aproveitem ir ao jogos enquanto podem, daqui a 5 anos nossa cidade vai parar.

A torcida da alma ao jogo, porque não destinar uma parte da arquibancada para esse pessoal de menor poder aquisitivo?

É natural que com o crescimento do time durante a competição o torcedor volte ao poucos, mas precisamos estimular sua volta a partir de agora. Se a política de preços altos nos ingressos era para forçar o pessoal se associar, isso não deu certo. Espaços vazios nos estádios é prejuízo e sinal que alguma coisa nao esta dando certo. Para o clube de futebol o socio e publico no estadio é que os mantem vivo. Até porque muitos nao possui um patrocinador Master, o Avaí é um deles. Como esta não da para manter um bom plantel, e sem qualidade não se chega a lugar algum.

A solução para resolver esse impasse é difíceis, mas o torcedor avaiano é apaixonado, cabe a direção ser criativa e achar uma solução.

12 comentários:

  1. Serjão, a torcida do JEC está na empolgação da conquista do brasileirão C do ano passado. O mesmo fenômeno aconteceu conosco em 2009. A diretoria, achando que aquele momento seria eterno, não qualificou o elenco para 2010 e aumentou consideravelmente o valor dos ingressos/sócios.
    O restante todos sabemos.
    Preço alto e time meia boca não enche estádio, a não ser empolgação ou jogo de mata-mata/decisão.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. SERJÃO = CORRER E ENXOTAR A TORCIDA É FÁCIL. TRAZÊ-LA DE VOLTA É MUITO DIFÍCIL. NÃO SERÁ UM "marketezinho" BARATO E INIFICAZ QUE TRARÁ OS SIMPATIZANTES/TORCEDORES PARA O ACONHEGO DO "NINHO" DO LEÃO. REINTERO O QUE JÁ DISSE DIA DESSES, O QUE OCORREU HÁ UNS ANOS ATRÁS NO VASCO. SAIU EM TUDO QUE FOI BLOG VASCAINO, COMENTÁRIOS DE BOTEQUIM, NA PRÓPRIA PÁGINA DE TORCEDORES. ABRE ASPAS = "ENQUANTO O EURICO FOR PRESIDENTE NÃO COLOCAREMOS MAIS OS PÉS EM SÃO JANUÁRIO". FOI SOMENTE O ROBERTO DINAMITE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA QUE O NÚMERO DE SÓCIOS (DIANTE DE UMA CAMPANHA MUITO BEM ELABORADA), ELEVOU-SE A ENÉSIMA POTÊNCIA. PENSO QUE QUALQUER SEMELHANÇA É MERA CONCIDÊNCIA COM O NOSSO AZULÃO.
    NOSSA TORCIDA FOI SACANEADA, FOI HUMILHADA, FOI ESCORRAÇADA DIANTE DE TANTOS EQUIVOCOS COMETIDOS PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO. =2011= É UM ANO PRÁ SER ENTERRADO/ESQUECIDO. HUMILHAÇÃO MAIOR DO QUE TERMINARMOS O NACIONAL SÉRIE =A= COM TRINTA E UM PONTOS, BASICAMENTE O CAMPEONATO INTEIRO NA LANTERNA, COM QUASE SESSENTA "atretas" NO PLANTEL, MEIA DÚZIA DE treneiros, GENTE SEM A MENOR COMPETÊNCIA E APTIDÃO MANDANDO E DESMANDANDO NO =ARS=, FILHINHO "ilustre" INTERMEDIANDO NEGOCIATAS, atreta SE FAZENDO DE "DOI-DOI" PRÁ NÃO ATUAR E SER NEGOCIADO... UM MONTE DE MERDAS CHEGANDO NO =ARS= E NEM ATUANDO QUINZE MINUTOS, GENTE QUE NEM SE FARDOU E FOI EMBORA, UM PROTECIONISMO EXACERBADO POR INTERESSES ESCUSOS... ENFIM, UM MAR DE LAMA.

    RICA CÂMARA.

    ET. - ENTÃO VOCÊ ACHA RUIM OS =QUATRO MIL= DE SEMPRE?????

    ResponderExcluir
  3. Raniere, mas o problema não é só nosso, do outro lado da ponte o time da serie A joga com a testemunha de 4 "quero quero" e meia duzia de gatos pingados. Essas aves cada vez mais comuns nos campos de futebol tomaram o lugar do torcedor. Deve ser porque não pagam ingresso. Hehehe
    De bom é que somos minoria, mas os 4 mil fieis torcedores azurra são mais calorosos que os 10 mil torcedores gelados do JEC. Mas ca pra nos, com uma midia falando o tempo todo so em nossas mazela, não ha torcedor (acomodado) que tenha amimo para ir aos jogos. Eles (RBS) mesmo desvalorizam o produto que estão vendendo.Abs

    ResponderExcluir
  4. SERJÃO NÃO RECEBEU MEU COMENTÁRIO???? RICA

    ResponderExcluir
  5. Júlio Richard Câmara, acima das pessoas esta a instituição e o amor que se tem pelo o clube. Cabe a criticas, protesto, mas jamais abandonar o clube por causa de um presidente outro qualquer passante. Esses caras passam o Avai fica, sem apoio do torcedor fica mais facil fazerem o que querem. Ja disse e volto a reafirmar - acho anti-ética e esdruxula essa relação da família zunino com o Avaí, mas não é por isso que vou abandonar o clube que amo.
    Ética tem a ver com valores de um indivíduo pouco se vê nas pessoas e especialmente em dirigente de clubes e federações. Moral tem a ver com respeito, coisa que não podemos esperar muito dessa gente.

    ResponderExcluir
  6. Júlio Richard Câmara, desculpe, mas enquanto trabalho dou umas olhadas nos comentários e só agora voltei a dar uma espiada. Abs

    ResponderExcluir
  7. SERJÃO = J A M A I S = E POR NADA NESSE MUNDO DE DEUS, ME FARÁ ABANDONAR MEU QUERIDO =AVAÍ=. NASCI, CRESCI, ME TORNEI ADULTO, E MORREI AVAIANO. INCLUSIVE QUE FIQUE JÁ AGENDADO (MEU CUMPADI IVAN FARIAS) SABE DISSO, QUERO SER VELADO/CREMADO COM O UNIFORME DO AVAÍ, ISTO QUANDO BATER COM AS QUATRO, QUE =AINDA= ESTÁ BASTANTE LONGE. VOU INCOMODAR UM MONTE DE GENTE/GENTINHA POR MUITOS E MUITOS ANOS.
    AGORA, O TRATO COM AS PESSOAS É UMA COISA MUITO DIFÍCIL, ASSIM COMO TRAZER DE VOLTA OS OUTRORA 10/12 MIL ASSOCIADOS.

    RICA.

    ResponderExcluir
  8. Rica, as relações humanas são difíceis, complicadas e às vezes de difícil solução, depois de quebrada a confiança e o respeito, a volta do que um dia foi amizade é um processo lento. Cada um sabe onde o calo dói. Não me estresso mais, apenas sigo em frente, quem quiser que me acompanhe, quem não quiser que fique na sua. Abs

    ResponderExcluir
  9. Serjão, o que acontece com as barbies e muitos times no Brasil é o quesito empolgação. Muitos torcedores pelo país afora não estão empolgados com os seus times, e somando isto aos preços fora de realidade com a facilidade de se adquirir PPV (via cabo e via satélite), as pessoas preferem ir nos bares ou ficar em casa vendo o jogo. É tudo que as emissoras querem, cada vez mais assinantes e os dirigentes cada vez ganhando mais. Por acaso já viste algum presidente de clube reclamando do baixo público nos estádios?
    O Avaí tem 2 saídas, ou revê os preços de ingressos/sócios ou faz algumas boas contratações e reforça o time ao ponto de empolgar a torcida. Infelizmente não acredito que nenhuma opção seja seguida.
    Eu continuarei sócio e indo aos jogos mas entendo quem não esteja indo mais.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Os ingressos continuam muito caro,está faltando promoção
    ainda mais os jogos sendo dia de semana e um horário
    muito tarde.Torcedores tem que apoiar o time mais falta empenho da diretoria.Por que não uma promoção com a campanha
    do agasalho.

    ResponderExcluir
  11. Raniere, os presidentes de clubes nao reclamam da falta de publico porque devem ter suas vantagens. O mesmo ocorre com o preço de material esportivo, no Avai a camisa que é feita em uma fabrica de fundo de quintal cobra r$ 170,00 no lado de la nao é diferente um pijama com quatro risco na frente nao sai por menos de r$ 200,00. Oh loco!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, sugestao existe aos montes, mas eles não estao nem ai. Tambem esse bagunça de horarios no campeonato Brasileiro é pacaba.Abs

    ResponderExcluir

Ta expiando? Gostou? Vai, comenta! Interaja com o blog, repasse-o a seus amigos.
Comente mas tenha autocritica, argumente sem usar termos chulos e obscenos (palavrões).Pode discordar, mas sem guerras verbais, ataques pessoais a pessoas e instituições. Assim tu me agradas! Danke Fur Ihren Besuch, thanks for your visit.